A Região Norte de Mato Grosso do Sul deixou de ser vista como “o patinho feio” e passa a ocupar posição de destaque como a nova fronteira de desenvolvimento do Estado. Essa foi a principal mensagem da reunião do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (COINTA), realizada nesta segunda-feira (25), em Coxim, com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.
Segundo o secretário, o Norte já conta com produção consolidada, mas apresenta ainda mais potencial de expansão agrícola, pecuária e turística. “Não podemos perder a pecuária como eixo essencial de desenvolvimento, sobretudo com o fortalecimento do confinamento e da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Ao mesmo tempo, precisamos mostrar aos investidores a capacidade de diversificação e atração de indústrias que a região possui”, afirmou.
COINTA como motor de representatividade
A reunião contou ainda com a presença do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, do secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, além de prefeitos dos municípios que integram o consórcio e do prefeito de Chapadão do Sul, convidado da reunião.

A pauta incluiu fortalecimento institucional do consórcio, criação de uma Câmara Técnica de Desenvolvimento Regional, descentralização do licenciamento ambiental e medidas para compensar restrições legais na expansão industrial. Também foram discutidas ações de adaptação às mudanças climáticas e maior alinhamento estratégico entre Estado e municípios.
O presidente do COINTA e prefeito de Camapuã, Manoel Eugênio Nery, reforçou o pedido de apoio do Governo do Estado para consolidar o consórcio como espaço de decisões estratégicas.
Vozes que já ecoam
A afirmação de que o Norte do Estado “não é o patinho feio” foi repetida por diferentes lideranças presentes e vai ao encontro de uma bandeira que já vem sendo levantada por políticos, empresários do comércio e representantes do agronegócio em entrevistas concedidas ao Rota Norte. Todos apontam que a região é hoje “a bola da vez” do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
Reportagem e fotos: Priscila Proença – Portal Rota Norte
Comentários
Adicione o seu