O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. A medida autoriza a realização de atividades de polícia judiciária e de perícia forense relacionadas às ocorrências ambientais.
A atuação da Força Nacional tem início em 12 de janeiro de 2026 e atende a uma decisão judicial proferida no âmbito de um processo em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2020, que trata de ações voltadas ao enfrentamento dos incêndios florestais.
No estado, os agentes da FNSP atuarão de forma integrada com a Polícia Federal (PF) e com outros órgãos federais e estaduais, reforçando as ações de investigação, prevenção e resposta aos crimes ambientais.
Para a execução da medida, o governo federal mobilizou policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e peritos criminais. O apoio será concentrado especialmente em bombeiros, policiais judiciários e peritos forenses envolvidos diretamente no combate aos incêndios e na apuração das responsabilidades.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMS) destacou que a redução dos incêndios no Pantanal depende de um conjunto de ações, que incluem tanto medidas administrativas quanto iniciativas na área de segurança pública.


Comentários
Adicione o seu