Cemtec e INMET emitem alertas de tempestade com chuvas intensas e ventos fortes em 42 cidades de MS

A Defesa Civil Municipal de Campo Grande informou que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um Alerta Laranja para risco de tempestade na Capital.

O aviso meteorológico, que indica risco de tempestade, tem início previsto para as 00h de domingo, 16 de novembro de 2025, e se estenderá até segunda-feira, 17 de novembro de 2025, às 7h. As previsões indicam volumes de chuva que podem atingir entre 60 a 100 milímetros por dia, com o aviso meteorológico para risco de tempestade estendendo-se até às 07h de segunda-feira, 17 de novembro de 2025. Este alerta abrange a possibilidade de queda de árvores e cortes de energia.

Segundo o INMET, são esperadas chuvas com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm por dia. Estes eventos serão acompanhados por ventos intensos e a possibilidade de queda de granizo. Os moradores de Campo Grande devem estar atentos a ventos fortes, que podem vir acompanhados de chuva de granizo. Os riscos associados a este temporal incluem corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

A Defesa Civil recomenda que a população redobre os cuidados, especialmente em áreas consideradas de risco. É crucial evitar transitar por vias que apresentem alagamentos e buscar abrigo seguro durante as tempestades, mantendo distância de árvores e redes elétricas.

Em caso de emergências, os cidadãos podem contatar os seguintes canais: o número 156 para solicitações de serviços e para auxiliar pessoas em situação de rua; o número 193 para ocorrências relacionadas à rede elétrica; e o número 199 para a Defesa Civil. A equipe da Defesa Civil está em regime de plantão contínuo, 24 horas por dia, para monitoramento e atendimento à população, que deve permanecer atenta às atualizações e seguir as orientações dos órgãos oficiais.

Todo o Estado de Mato Grosso do Sul está sob aviso laranja de perigo. Uma faixa específica, que abrange o sudoeste ao leste, a região Centro-Norte e o Pantanal de MS, estará sob a incidência do Alerta de Grande Perigo, que se estende desde Santa Catarina. Diversos municípios estão incluídos neste risco maior, como Vicentina, Sidrolândia, Dourados, Corumbá, Coxim, entre outros listados. Regiões como Três Lagoas e o extremo-norte de Mato Grosso do Sul, incluindo Coxim, também devem registrar chuvas e trovoadas isoladas, com possibilidade de granizo na manhã de segunda-feira.

Você também pode gostar

Comentários

Adicione o seu