O Salão do Turismo 2025 abriu espaço não apenas para os roteiros que encantam viajantes, mas também para as mãos que guardam e renovam tradições. Os quiosques de artesanato que enfeitam o estande do Sebrae são um verdadeiro mosaico de culturas, cores e histórias que se conectam com os destinos turísticos do país. Cada peça exposta foi um convite para conhecer não apenas a técnica, mas o território e a vida de quem a produz.
De Mato Grosso do Sul, a Casa do Artesão levou ao evento a diversidade de um Estado marcado por múltiplas etnias. Mais de 50 artesãos de Mato Grosso do Sul participaram do evento, entre eles Ana Vitorino, com peças em madeira, Leslie Gafuri, com as índias em cerâmica, Indiana Marques também com índias em cerâmica, Mariano Antunes, com os bugrinhos da Conceição, Lucimar Maldonado, com bichinhos em madeira, Lorna Nantes, com peças em cabaça, Anselma Vitorino, com peças em sementes, Jonas Francisco, com peças em madeira, Creuza Virgílio, Kadiwéu, Claudia Bernardino, Terena, Eupídio Freitas, com peças em madeira, Elizabeth Marques, cerâmica, Claudia Castelão, com as flores de Xaraés.

Representando o grupo, a gestora da Casa do Artesão, Eliane Torres destacou peças em cerâmica, cabaça, biscuit e esculturas indígenas que retratam a fauna e a flora sul-mato-grossense. “O Sebrae nos acompanha há mais de 15 anos, oferecendo capacitação, feiras e oportunidades. É uma parceria que abre portas para todos os artesãos”, reforça.
Para ela, trata-se de uma feira não só de Turismo, mas também de Artesanato, “então é muito bom a representatividade, todos os estados estavam lá, estava muito bom, muito bem organizado. Nós vendemos 15 mil reais, para três dias de feira. É uma honra pra gente participar, levar nosso artesanato, nossa cultura, é muito válido, é um conhecimento para eu pegar mais experiência e ver como funciona essas feiras, então foi muito gratificante como experiência e para todos os artesãos. Tem muitos artesãos que não são filiados às associações, é um modo de levar o produto deles. Espero que o ano que vem recebamos novamente o convite, ano passado nós fomos, no Rio de Janeiro”.

O 9º Salão Nacional do Turismo é um evento de grande importância para o setor turístico brasileiro, promovido pelo Ministério do Turismo. Este ano, o evento foi realizado no Expo 1 e 2 do Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de agosto.
O evento trouxe como principal objetivo estruturar, qualificar e tornar os produtos e serviços turísticos brasileiros acessíveis ao mercado, além de promover e incentivar o turismo nacional, reunindo agências de viagens, companhias aéreas, entidades do setor e representações estaduais e municipais. Em conjunto com o Salão Nacional do Turismo, acontece o 2º Feirão do Turismo, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos destinos brasileiros, aproveitando ofertas exclusivas em pacotes de viagem, hospedagem e passagens aéreas. Em sua última edição os visitantes aproveitaram descontos de até 45% em diárias de hotéis e de até 30% na compra de passagens aéreas.
O evento contou com a participação de expositores que apresentaram as riquezas culturais e turísticas de suas regiões, proporcionando uma verdadeira imersão nas diversas experiências, como atividades interativas e gastronomia regional, que o Brasil tem a oferecer.
Comentários
Adicione o seu