Autuações começam para ciclomotores irregulares em Mato Grosso do Sul

A fiscalização tem como objetivo garantir o cumprimento das normas de trânsito e aumentar a segurança nas vias do estado.

Para circular legalmente, os condutores de ciclomotores devem possuir habilitação na categoria A ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), além de utilizar capacete de segurança. Também é obrigatória a regularização do veículo junto ao Detran-MS, com registro e emplacamento.

O descumprimento das exigências resulta em penalidades severas. A infração é considerada gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, aplicação de sete pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo. Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 4.385 ciclomotores registrados, todos sujeitos ao pagamento de IPVA.

Alguns veículos não se enquadram nessas regras. Bicicletas elétricas, patinetes e scooters estão excluídos da definição de ciclomotor, embora devam obedecer às normas gerais de segurança previstas na legislação de trânsito.

De acordo com a definição legal, ciclomotor é o veículo de duas ou três rodas equipado com motor de até 50 cilindradas ou motor elétrico de até 4 kW, com velocidade máxima limitada a 50 quilômetros por hora.

Você também pode gostar

Comentários

Adicione o seu