O programa Crédito do Trabalhador, uma modalidade de empréstimo consignado para trabalhadores celetistas que utiliza parte do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como garantia, atingiu a marca de R$ 1,1 bilhão em créditos concedidos em Mato Grosso do Sul após sete meses de seu lançamento.
De acordo com dados do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), foram firmados 200.116 contratos, com 115.208 trabalhadores solicitando o crédito no estado. Até junho, MS registrou 52.582 contratos, conforme dados consolidados divulgados por entidades do governo federal.
Atualmente, pelo menos 80 bancos e instituições financeiras estão habilitados, incluindo a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú e outras financeiras e cooperativas.
No Brasil, foram contabilizados mais de R$ 82 bilhões em créditos concedidos a trabalhadores, com parcelas variando entre 9 e 57 meses para quitação.
A solicitação é feita digitalmente através do aplicativo ou site da Carteira de Trabalho Digital. O trabalhador autoriza o compartilhamento de dados, recebe propostas em até 24 horas e finaliza a contratação com o banco escolhido. As parcelas são descontadas em folha, utilizando 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória como garantia.


Comentários
Adicione o seu